Buscar
  • Monsta X Brasil

📰| 191107 • Monsta X: Sendo um Idol de K-Pop na Era do Assédio Online


Quando membros do popular grupo de K-Pop, Monsta X, foram vítimas de um crime desenfreado na era digital, a indústria testemunhou uma reação que é rara de existir no K-Pop.

Eu discuto neste artigo dois aspectos de ser um idol de K-Pop: primeiramente, como eles são mais suscetíveis ao cyber bullying e em segundo, a mudança da definição do que é um 'idol'.

A. A Epidemia do Cyber Bullying

Contexto Rápido

Bem na época em que Monsta X lançou seu álbum mais recente Follow: Find You em 28 de Outubro de 2019, um dos membros mais proeminentes do grupo, Wonho, foi acusado de diversas coisas feitas por meio das redes sociais que vão de zombar do movimento feminista Mee Too, até dívidas não pagas, furto e consumo de maconha cerca de 6 anos, antes do início de sua carreira de celebridade. As acusações ocorreram uma atrás da outra em alguns dias, levando a uma imensa reação negativa do público.


Eventualmente, no dia 31 de Outubro, apenas três dias após o lançamento do álbum, Wonho retirou-se do grupo.


Mas isso não acabou ali.


O líder do Monsta X, Shownu, teve detalhes de sua vida privada vazadas online pelos mesmos dois acusadores do Wonho, pelo qual ele também recebeu muito ódio do público.


Num país em que a reputação ou 'rosto' podem fazer uma pessoa ou quebrá-la, ter alegações do tipo contra uma pessoa, pode ser um duro golpe a carreira e posição social dessa pessoa.


Antes de tudo, é importante pontuar que as acusações contra o Wonho e Shownu não são baseadas em nenhuma evidência ou prova. Nenhuma declaração foi fornecida por nenhum órgão judiciário. Desde então, a empresa do Monsta X esclareceu que algumas acusações não passam de um mal entendido e que estão atualmente num processo de tomar medidas legais contra as partes envolvidas.




A Era do Assédio Online

As postagens acusatórias iniciais sobre os membros do Monsta X foram suficientes para atear fogo à brasa e criar uma tempestade de fogo do que só pode ser visto como calúnia e assédio online.


Fóruns online foram inundados de comentários maliciosos sem fim, contas falsas no twitter foram criadas com o único propósito de espalhar mais informações erradas e calúnias, notícias falsas com informações enganosas foram publicadas, fotografias manipuladas circularam, vídeos tirados de contexto foram compartilhados e as seções de comentários nos sites de notícias coreanos foram inundadas de comentários caluniadores de trolls e pessoas descontentes. Apesar do fato de que a falsa natureza das acusações tinham sido esclarecidas.


O assédio online e o cyber bullying são problemas difundidos especialmente na sociedade digitalizada e avançada coreana. Uma simples pesquisa na internet mostra como ninguém - de uma criança em idade escolar até um adulto está seguro disso.


Figuras públicas especialmente, são presas fáceis para cyber bullies que fizeram diversas vítimas ao longo dos anos. O renomado produtor musical Tablo foi sujeito à situação similar de assédio online (e offline) há dez anos atrás o que causou a ele um longo ano num estado de reclusão. Mais recentemente, a nação ficou chocada com o suicídio de uma idol feminina popular que foi vítima de cyber bullies por anos.

Produtor musical renomado e artista, Tablo foi alvo de extremo assédio online em 2010.

As razões da proliferação do cyber bullying na Coréia do Sul são complexas, ainda acredita-se que está vinculado com a cultura conservadora e estrita, hierárquica e competitiva. Numa sociedade em constante desenvolvimento que se construiu em cima de uma ideia tradicionalmente conservadora, o estresse é enorme entre os indivíduos. E a liberdade e anonimato da internet se torna porta de entrada para liberar a frustração reprimida. Além disso, a falta de responsabilização e aplicação de leis, a internet se torna um terreno fértil para os bullies online.


Figuras públicas já se cansaram de falar o quão prejudicial e cansativo o assédio online pode ser pra saúde mental e isso é constatado mais do que o suficiente por pesquisas disponíveis sobre o problema. Mas há um lado positivo na história. A Coréia do Sul vem adotando uma postura mais rígida em relação ao cyber bullying ao longo do tempo e os partidos políticos estão ativamente pressionando uma reforma. As agências de artistas também estão gradualmente adotando uma postura rígida em relação a calúnia online através de denúncias dos indivíduos às autoridades.


B. Ser um Idol de K-Pop

Contexto Rápido Há um fúria pública imensa toda vez que ocorre um escândalo de celebridade, que rapidamente morre em alguns dias. Os fandoms estão machucados, corações estão quebrados, mas a realidade é aceita e as pessoas seguem em frente.


Mas o caso do Monsta X é peculiar. No dia da publicação deste artigo, os Monbebes (nome do fandom do Monsta X) estão no sétimo dia de protesto e continuam fortes.


Conhecido por ser um fandom quieto e dócil, os Monbebes intensificaram a exigência para o retorno do Wonho ao grupo, para a agência do Monsta X tomar providências e também considerar a saúde mental dos membros.


Os fãs fizeram protestos silenciosos fora da empresa responsável pelo Monsta X na Coréia e cartazes com mensagens de apoio foram utilizados. Globalmente, fãs se reuniram em cidades para realizar seus próprios protestos silenciosos. Uma petição pedindo o retorno de Wonho ao grupo recebeu mais de 430.000 assinaturas e fãs arrecadaram 20.000 dólares em 24 horas para colocar uma mensagem em outdoor para o Monsta X na Times Square, Nova York. Mensagens de apoio são constantemente postadas no fórum oficial da comunidade online do Monsta X e fãs continuam realizando projetos para mostrar apoio ao grupo. A força absoluta do fandom do Monsta X pode ser sentida pelo Twitter, onde pelo sétimo dia consecutivo, Monbebes estiveram nos Trending Topics com hashtags de apoio, ambos em Inglês e Coreano.


E não é apenas os fãs que defenderam Wonho, Shownu e o resto do Monsta X. Mensagens de apoio vieram de amigos, colegas de trabalho e staffs de sua empresa. Uma visão raramente testemunhada em qualquer 'escândalo' do entretenimento.


Essa pode ser a primeira vez em um tempo que fãs de um grupo mantêm protestos prolongados de grande escala.


A Mudança na Definição de Idol

Mas a questão é por quê?


Por que Monsta X recebeu um apoio tão grande dos fãs e do público enquanto os outros idols de K-Pop não?


Antes de descartar qualquer resposta dizendo que é só mais um caso de fãs chorando por seus ídolos, considere isso: isso pode ser o indicador da mudança da definição do que é um 'idol'


Ídolos de K-Pop têm sido vistos tradicionalmente como epítome da perfeição: desde os visuais até as ações e palavras - uma pessoa que possui ou transparece possuir todas as qualidades e valores que fazem uma pessoa ser perfeita. Isso ocorre principalmente porque o público alvo são adolescentes ou pessoas no início dos 20 anos, os ídolos têm uma pressão social de serem a personificação da pessoa ideal, inspirações perfeitas para as gerações mais jovens.


Essa fantasia irreal muitas vezes causou problemas para os idols quando seus lados "humano" foi revelado ao público. Notícias sobre idols namorando, festejando, fumando, entrando em brigas, etc. impactaram de forma severa suas carreiras antigamente. No entanto, houve uma mudança perceptível ao longo dos anos, os fãs e o público passaram a aceitar mais o lado 'humano' deles. Isso pode ter acontecido por conta da evolução contínua da sociedade Coreana e também o crescimento da atenção e influência internacional no K-Pop.

Ídolos de K-pop Hyuna e Dawn foram alvo dos tabloids em 2018 quando foram dispensados por sua agência depois de anunciar publicamente estarem em um relacionamento.





O mais idiossincrático do Monsta X é que a maioria de seus fãs moram fora de seu país de origem, onde a ideia de 'ídolo perfeito' não existe. Os fãs do Monsta X não os veem como ídolos mas sim como seres humanos. Essa percepção pode ser apoiada pelo fato de que a fanbase do Monsta X é geralmente formada por pessoas de faixa etária mais velha, que têm ainda menos expectativas de pessoas perfeitas. Assim, onde ideologias conservadoras podem ver graves falhas no caráter de um idol, o outro lado do espectro vê uma grande injustiça sendo aplicada a eles. E é isso que está levando os fãs do Monsta X a levantarem suas vozes.


De fato, os fã do Monsta X sempre estiveram cientes de suas vidas pré-celebridade. E eles têm aceitado isso porque é algo que jovens dessa idade fazem. Nos quatro anos que os sete membros promoveram como Monsta X, eles não tentaram esconder seu passado mas sim melhorar como pessoas e isso é algo extremamente evidente e visível para os fãs. Foi isso que criou um forte vínculo do Monsta X com sua fanbase.



Essa compreensão e aceitação dos idols como 'humanos' é muito relevante para como a indústria do K-Pop irá evoluir futuramente. Frequentemente, os contratos dos idols com suas empresas têm proibições de namoro e outras atividades que adolescentes e jovens adultos normais se envolveriam. Isso pode ser entendido como se existisse devido ao modo de como o público fantasia o que um idol seja. Enquanto o K-Pop continua invadindo o mercado global, olhos de todo o mundo continuam monitorando essa máquina.

A forte postura que os fãs de Monsta X adotaram em aceitar os idols como pessoas comuns, tem o potencial de deixar uma marca na indústria como um todo. Afinal, são os fãs que formam um grupo de idols. E quando eles o defendem coletivamente, é prudente não ignorar suas vozes.


No fim, não sabemos ainda como essa situação terminará: Wonho retornará ao grupo ou Monsta X continuará como um grupo de 6 integrantes mesmo com a objeção dos fãs?


Mas se você olhar no dicionário o significado de 'ídolo', Monsta X se encaixa perfeitamente. Eles são conhecidos por ativamente participarem de trabalhos filantrópicos publicamente ou privadamente. Eles têm uma boa reputação entre os colegas de trabalhos por serem gentis e profissionais e eles são bem respeitados pelos fãs por conta da mensagem que eles transmitem. Monsta X mostrou suas falhas e provou que eles se esforçam para superá-las.


Se ser um 'ídolo' é dar bons exemplos e transmitir bons valores, então Monsta X certamente preenche todos os requisitos.


Escrito por

Matthew Watts

0 visualização
  • White Twitter Icon
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Spotify
  • White Instagram Icon

© 0514 by Blue Whale. Created for Monta X Brasil